Pesquisa

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 23 de março de 2009

Concursos Públicos são adiados pelo Governo Federal, mas substituição de terceirizados continua

Foi anunciado na última quinta feira pelo Ministério do Planejamento um corte no valor de R$ 21,6 bilhões no Orçamento Geral da União e o adiamento da realização dos concursos públicos já autorizados para o ano de 2009. Além disso, o governo renegociará com os Ministérios a quantidade de vagas para os concursos ainda pendentes de autorização.

Com essa medida, os cofres públicos deverão economizar cerca de R$ 1 bilhão nas despesas com folha de pagamento e demais encargos sociais.

Todavia, segundo o MPOG - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, os processos seletivos que destinam-se a subsitituir terceirizados que trabalham de forma irregular não deverão sofrer alterações, graças a um compromisso firmado entre o governo federal e o Ministério Público do Trabalho.

Tal acordo prevê a substituição de 60% do total de terceirizados que atuam na administração direta (excluídas fundações públicas e autarquias), ainda em 2009, o que representa mais de 12,6 mil vagas. Os 40% restantes deverão ser substituídos no próximo ano.

2 comentários:

Fernando Schröder disse...

Minha pergunta! O concurso do Ministério da Fazenda (Receita Federal) poderá sofrer alguma mudança??? Haverá menos vagas?

Fábio Bosak Rodrigues disse...

Olá Fernando.

Não, os concursos já abertos não sobrerão mudanças nem diminuição de vagas. Os cortes só afetarão os concursos ainda não autorizados e que não estejam no acordo feito entre o governo federal e o Ministério Público do Trabalho.

Portanto, fique tranquilo e continue estudando.

Um abraço!