Pesquisa

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 16 de março de 2009

Polícia Civil/RS abre concurso para Inspetor de Polícia

Órgão: Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul.

Esfera: estadual.

Objetivo: realização de Concurso Público visando ao provimento de 250 (duzentos e cinquenta) vagas na carreira de Inspetor de Polícia, classe inicial, no Estado do Rio Grande do Sul.

Organizadora: Academia de Polícia Civil, através da Divisão de Recrutamento e Seleção, com a supervisão da Comissão de Concurso designada pela Portaria SSP nº 074/2008, publicada no DOE de 03 de junho de 2008.

Validade: dois anos, a partir da data de homologação.

Quando e onde se inscrever:
  • exclusivamente pela Internet no endereço eletrônico www.ibdh.com.br/concursopcrs/inspetordepolicia, até o dia 13/04/2009.
  • o IBDH disponibilizará computadores para acesso à Internet, caso o candidato necessite, durante o período de inscrições, bem como prestará as informações necessárias para a participação no presente concurso, na Rua Washington Luiz, 1118, conj. 501, Bairro Cidade Baixa, Porto Alegre/RS, das 9h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira, sendo de responsabilidade do candidato a digitação e respectiva inscrição.
Valores das taxas de inscrição: R$ 110,43.

São oferecidos os seguintes cargos e respectivos números de vagas:
  • Nível Superior: Inspetor de Polícia (250).
Valores das remunerações: R$ 1.554,71.

Sobre as provas:

As provas serão realizadas em Porto Alegre, em dia, horário e local que serão divulgados por edital.

A partir do dia 22/04/2009, a relação preliminar dos candidatos inscritos será publicada nos sites da ACADEPOL (www.policiacivil.rs.gov.br/acadepol) e do IBDH (www.ibdh.com.br/concursopcrs/inspetordepolicia), devendo o candidato conferir se os seus dados estão corretos.

A prova escrita será dividida em 3 (três) partes:

Primeira Parte: Será destinada à verificação de conhecimentos da Língua Portuguesa, constituindo-se de 25 (vinte e cinco) questões objetivas e de uma redação, com duração máxima de 3 (três) horas. A redação, cujos critérios de avaliação encontram-se no Anexo III deste Edital, deverá ser redigida com o mínimo de 25 (vinte e cinco) linhas, versando sobre tema proposto pela Banca Elaboradora.

Segunda Parte: Constará de 25 (vinte e cinco) questões objetivas versando sobre conhecimentos básicos de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direitos Humanos, conforme programa do Anexo I deste Edital.

Terceira Parte: Constará de 25 (vinte e cinco) questões objetivas destinadas a verificar os conhecimentos básicos de Informática e Conhecimentos Gerais, conforme programa do Anexo I deste Edital.

As questões objetivas da Prova Escrita serão de escolha simples.

A Prova Escrita, em suas 3 (três) partes, será realizada em dois turnos, em uma mesma data, e não será permitido consultar livros, leis ou quaisquer apontamentos.

A Segunda e a Terceira Partes da Prova Escrita serão realizadas em um mesmo turno, com um total de 50 (cinquenta) questões e com duração máxima de 3 (três) horas.

Os candidatos aprovados e classificados na fase de capacitação intelectual serão convocados para realizar a Prova de Capacitação Física, constituída de testes físicos, de caráter eliminatório.

Os candidatos aptos na Prova de Capacitação Física serão submetidos a exames de saúde, com caráter eliminatório.

Os candidatos serão avaliados quanto à saúde em inspeção realizada pelo Órgão Oficial do Estado - DMEST/Secretaria da Administração e Recursos Humanos/SARH. A critério do DEMEST/SARH, a inspeção médica poderá incluir a avaliação da sanidade psíquica.

A avaliação da aptidão psicológica será realizada por psicólogos, credenciados pelo Conselho Regional de Psicologia, designados pela Comissão de Concurso e coordenados pelo Gabinete Psicológico da Divisão de Recrutamento e Seleção da Academia de Polícia Civil, cujos resultados enunciarão as condições de habilitação do candidato ao cargo e para o porte de arma de fogo, considerando-o Apto ou Inapto. O candidato considerado Inapto será eliminado do concurso.

Os candidatos aprovados e classificados serão convocados, em número não superior às vagas oferecidas (250), para realizarem a matrícula no Curso de Formação Profissional, respeitada a ordem de classificação, sendo considerados como desistentes, e conseqüentemente eliminados, os candidatos que não atenderem à convocação no prazo definido.

No ato da matrícula o candidato deverá apresentar cópia autenticada do Diploma de Curso Superior e da Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo na categoria "B". A não apresentação desses documentos implicará na eliminação do candidato.

0 comentários: