Pesquisa

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 11 de março de 2009

Dicas de estudo: como se preparar para enfrentar um concurso

Fabiana Batista traz dez dicas sobre como o candidato deve agir ao se preparar com eficiência para um concurso público. Confira:

1. Decida qual o concurso você quer fazer.
Não adianta fazer todos os concursos, se “matar” de estudar para todos os editais... Fiz muito disso - e o resultado foi desgastante. Então dê enfoque para um concurso, em um edital específico - embora isso não lhe impeça de realizar outros concursos - mas só estude "pra valer" para um edital.

2. Disciplina e determinação.
Você precisa se disciplinar: já ouviu dizer que você é o seu maior, senão o único concorrente? Então - disciplina militar - com horários (que não podem ser descumpridos e, se forem, compense-os depois, no mesmo dia).
Ex.: estudar 6h por dia - se costuma estudar pela tarde e no dia x vai ter uma festinha; estude naquele dia pela manhã. PRIORIZE O CONCURSO.
Festinhas, Natal, Ano-Novo, vão e vêm, e os estudos devem estar em primeiro lugar!!!!! sempre!!!!! - é um presente que só você pode se dar!

3. Organização.
Organize-se no seu ambiente de estudo: boa cadeira, boa iluminação, bons materiais, legislação atualizada; faça uma agenda.
Eu faço da seguinte maneira: distribuo as matérias na semana - estudo uma por dia e assim sigo. Se não terminei uma matéria que adoro e não estou a fim de estudar a do dia seguinte, paciência... vou estudar mesmo assim a que não gosto e a que adoro só vou ver na próxima semana.
Tem pessoas que dividem as disciplinas no dia. Por exemplo: 5 horas de estudo (1 hora para cada disciplina). Não gosto deste método porque meus estudos envolvem muita leitura, e 1 hora é apenas para começar.

4. Faça questões antigas de concursos.
Depois de estudar, por óbvio... não vai querer se frustrar né?

5. Procure saber mais sobre a banca que realiza seu concurso.
Pesquise, veja provas anteriores, tente descobrir quem elabora e, se descobrir isso, tente descobrir de que assunto essa pessoa mais gosta (vai cair na prova, pode ter certeza).

6. MATÉRIA QUE TEM QUE SABER SEMPRE: CONSTITUCIONAL.
Então, leia todos os dias, antes de dormir, uns 40 minutos de Constituição!

7. Aproveite o tempo.
Quando for fazer alguma atividade de casa (lavar, passar, etc...) ou no trânsito (dirigindo, ou de carona – melhor ainda) aproveite e ouça alguma aula ou a própria Constituição Federal; alguma coisa vai ficar no seu inconsciente. Gravar aulas é uma boa dica.

8. ESTUDAR, É TODO DIA!!! NÃO TEM FINAL DE SEMANA!!!!
Bem, ao menos que queira demorar mais para passar... Claro que isso não implica ausência de lazer - que é até mesmo necessário. Reserve um horário para isso. E avise o(a) namorado(a) que quem determina as horas agora é você... ehehehe.

9. Avise somente os mais próximos que agora você vai estudar.
Somente quem mora com você. Ex.: irmão, esposa, etc. Quanto menos pessoas souberem, melhor: você não vai se sentir cobrado. Você já se cobra, para que mais um? E o olho grande?????

10. Nunca desista.
Pois só há dois tipos de candidatos no concurso: O QUE PASSA E O QUE DESISTE.
Qual você quer ser?

POR ENQUANTO É SÓ!!!!!

BOA SORTE!!!!!

1 comentários:

Anônimo disse...

Fabiana, adorei as dicas! Excelente mesmo tudo que você disse. Obrigada! (Juliana)